Clareamento de manchas: os 5 métodos mais indicados

As manchas na pele são sempre sinais indesejados, afinal, se não comunicam doenças são os principais sinais de envelhecimento. Por conta disso, o clareamento das manchas é um dos procedimentos mais procurados nas clínicas dermatológicas, e entre as opções disponíveis para o tratamento, estão técnicas naturais e químicas.

 

5 melhores tratamento clareadores de manchas

Confira, abaixo, quais são as 5 melhores opções de tratamento para peles com manchas, independente de qual é o tipo de imperfeição se trata: melasmas, cicatrizes ou as famosas manchas escuras no rosto, virilhas ou axilas.

1.Peeling Químico

peeling químico

As manchas na pele são conhecidas por serem em sua maioria, superficiais. Uma boa dica é a de fazer um peeling químico, isso porque ele usa ácidos alfa-hidroxi, que são super eficazes no tratamento de manchas superficiais.

Esse processo queima a camada superior da pele que está machucada, deixando uma pele nova exposta e sem nenhum tipo de dano. O procedimento é um dos mais recomendados para eliminar manchas decorrentes da exposição prolongada ao sol bem como cicatrizes avermelhadas – geralmente resultantes da acne.

O peeling químico é feito em sessões com duração variável conforme a necessidade de cada um.

2.Fototerapia

Clareamento de manchas: métodos mais indicados.

Um método super efetivo para o clareamento de manchas é a fototerapia. Esse procedimento transporta energia para as células da epiderme por meio da irradiação eletromagnética de baixa frequência. Desse modo, ocorre a eliminação de manchas, rugas e até mesmo da acne.

As pessoas que possuem uma pele mais sensível recebem várias indicações de fototerapia, isso porque além de ser 100% segura,  é indolor. Essa técnica não emite raios UV e nem causa o aumenta da temperatura na superfície da pele, o que acaba não gerando nenhum efeito colateral.

3.Ácido retinoico

ácido retinoico

Ele age diretamente na pele, aumentando assim a produção de colágeno de maneira para diminuir as rugas e as manchas. O ácido retinoico é considerado um ótimo tratamento para quem quer rejuvenescer. Use ele regularmente, ele vai trazer benefícios a longo prazo: diminuindo rugas, diminuindo a aspereza da pele e clareando as manchas.

Ao parar de usar, é comum que os resultados vão desaparecendo com o passar do tempo. Outros procedimentos estéticos possuem uma melhora quando já há o uso de ácido retinoico, como é o caso do peeling facial e alguns lazeres rejuvenescedores.

4.Derm Clear

derm clear clareador depoimentos

Um creme que chegou recentemente no território brasileiro, o DermClear é conhecido por ser ótimo para quem quer lutar contra as olheiras, manchas na pele e até mesmo rugas, tudo isso de maneira 100% natural e sem malefícios para o corpo.

O creme clareador de manchas ajuda a uniformizar o tom de pele de modo a causar um efeito rejuvenescedor. Tamanha eficácia se explica pela fórmula, composta com uma série de substâncias que ajudam a renovar a pele e garantir uma aparência bem mais pela para a pele em pouco tempo de uso.

Além de eliminar as manchas já existentes, o uso contínuo do creme – se em conjunto com um filtro solar de boa qualidade  – é um remédio poderoso para prevenir o aparecimento de novas manchas e/ou rugas.

Para mais informações sobre onde comprar ou como usar o esse clareador de manchas confira a resenha do Derm Clear. 

5. Hidroquinona

hidroquinona

A hidroquinona é um agente que ajuda a despigmentar a pele, diminuindo a incidência de melanina incidente na região aplicada. A substância é encontrada em uma série de cremes clareadores e é uma das formas mais prescritas pelos dermatologistas para tratar manchas escuras, tais como as frequentemente incidentes no rosto, virilhas e axilas.

Causas das manchas na pele

As manchas na pele são ocasionada por um ou um conjunto de fatores. Os principais causadores das manchas escuras na pele são:

  • Exposição excessiva ao sol: a exposição ao sol são responsáveis pelo surgimento das manchas de coloração castanha e pintas, conhecidas por melasmas (também podem surgir durante a gravidez). Isso acontece porque os raios solares queimam a pele e deixam de forma desuniforme, criando manchas escuras;
  • Exposição a agentes agressivos: contato com ácidos, limão e outro agentes agressivos provocam pequenas queimaduras que resultam em manchas escuras ou avermelhadas;
  • Problemas hormonais: pessoas que possuem problemas hormonais ou gestantes costumam desenvolver manchas de pele dada a alteração que essas substâncias provocam no organismo. Nesses casos, além do tratamento convencional para evitar as manchas escuras, ainda é preciso fazer o controle hormonal com um médico especialista;
  • Acúmulo de melanina: o acúmulo de melanina é algo natural e nada agressivo, geralmente, esse processo resulta nas pintas e sardas;
  • Cicatrizes: cicatrizes resultantes de cortes, queimaduras ou qualquer outra situação que danifiquem a pele ocorrem porque, durante a recuperação do tecido epitelial, uma nova camada de células acumula-se no local, mas por serem novas acabam tendo uma coloração diferente do restante da pele.

Analisando as cores e aspectos da manchas é possível identificar se elas são perigosas ou não, afinal, manchas escuras também podem ser um sinal de doenças dermatológicas como o câncer de pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia poderá te ajudar na devida identificação.

Falsas técnicas de clareamento de manchas escuras na pele

É importante que você saiba que há muitos mitos na internet sobre o clareamento do rosto e da pele, entre eles os principais se dão quando usam o Bepantol, Hipoglos ou Minâncora como uma maneira de eliminação, além de receitas caseiras com maisena, açúcar ou limão.

Outra dica importante é saber que quanto antes realizado o tratamento, melhor as chances de desaparecem, ou seja, quando surgirem os primeiros sinais, é melhor consultar um ou uma dermatologista de modo a prevenir e acabar com esse problema.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

2 Comments

  1. Avatar Raquel Marques da cruz
    • Avatar Rafa Cortes

Leave a Reply